Prof Karine Silva acaba de publicar o livro “Calunga Grande, o transnacionalismo negro e o Brasil”
Acaba de sair publicado pela Editora FUNAG o novo livro da Prof Karine de Souza Silva sobre as migrações afrodiaspóricas, o transnacionalismo negro e as lutas internacionais por liberdade e justiça racial.
A obra resgata a primeira ação judicial contra segregação nos transportes da história dos Estados Unidos, impetrada em 1832 pelo imigrante brasileiro Emiliano Mundrucu. O livro divulga ineditamente no Brasil o inteiro teor do processo Mundrucu versus Barker. A ação foi ajuizada durante as campanhas antiescravistas e antisessegregacionistas estadunidenses. Elas estiveram conectadas às lutas contra a escravidão espalhadas pelo Atlântico, no rescaldo da Revolução Haitiana.
No livro, a autora visibiliza as lutas por liberdade e justiça racial, mostrando como o Direito foi instrumentalizado pela empresa colonial para racializar e desumanizar povos africanos, utilizando normas e práticas que objetificavam essas pessoas para a exploração de trabalho. A autora introduz o conceito de justranscionalismo negro para visibilizar as disputas pelo Direito por meio de múltiplas agências transnacionais e transtemporais.
O livro “Calunga Grande, o transnacionalismo negro e o Brasil” ao iluminar a biografia de Emiliano Mundrucu, oferece um novo olhar sobre as Relações Internacionais do século XIX.
A obra pode ser encontrada no site da Editora:
https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1298