Extensão – Cátedra Sérgio Vieira de Mello de Apoio aos Imigrantes e Refugiados ACNUR ONU

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma atividade do Projeto de Extensão NAIR – Núcleo de Acolhimento a pessoas Imigrantes e Refugiadas. A CSVM é uma atividade conduzida pelo EIRENÈ – “Núcleo de Pesquisa e práticas Pós-coloniais e Decoloniais aplicadas às Relações Internacionais e o Direito Internacional”, vinculado aos Cursos de Relações Internacionais e de Direito.

A CSVM é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Comitê Nacional para Refugiados e objetiva efetivar ações na área de Refúgios. A UFSC e o ACNUR celebraram um Convênio que engloba ações no tripé ensino, pesquisa e extensão.

No âmbito da Extensão, o NAIR executa as seguintes atividades: 1) Atendimento diário a imigrantes e refugiados no Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI), nas áreas de Direito Consular, Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos; 2) Organização de eventos; 3) Implantação de banco de dados sobre a imigração na grande Florianópolis; 4) Promoção de ações concretas destinadas à integração de imigrantes e refugiados na UFSC e na região; 5) Militância no Grupo de Trabalho de Apoio aos Imigrantes e aos Refugiados (GTI) da ALESC, e no Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados da grande Florianópolis (GAIRF); 6) Efetivação de ações sociais para auxiliar imigrantes em situação de vulnerabilidade.

Na DPU, os estudantes atuam prestando assessoria sobre regularização migratória, solicitações de refúgio, reunião familiar, legalização de diplomas, renovação de passaportes, consulta de processos, renovação de protocolos, mandato, etc.;

Na UFSC, a Cátedra reúne três Núcleos: Eirenè (coordenador), Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português (NUPLE) que desenvolve o Projeto de Extensão “O Português como Língua de Acolhimento” (PLAM), e o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC).

Resultados

O Projeto já realizou mais de 30 mil atendimentos a imigrantes e refugiados de 56 nacionalidades, em parceria com o CRAI. Os resultados estão associados ao objetivo geral do Projeto que é o de promover mudanças sociais por meio da efetivação de diálogos não-hierarquizados com a comunidade, e da realização de práticas emancipatórias em conjunto com imigrantes, refugiados, e com os diversos atores estatais e da sociedade civil que compõem a complexa rede de ativismo nos âmbitos da mobilidade humana. Em última instância pretende-se fomentar entre os estudantes os valores da educação intercultural baseada no respeito às diversidades, à dignidade e aos direitos humanos.

O Eirenè participa do “Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados de Florianópolis e Região” (GAIRF) e do GT de Migrações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
O Projeto de Extensão é realizado na sede do CRAI, R. Ten. Silveira, 225, Ed. Hércules, sala 01- Centro, Florianópolis
Horário de atendimento: Segunda à sexta de 09 às 12h e de 14 às 17h