Modelo da União Europeia

O Modelo da União Europeia (MUE-BRASIL) é organizado pelo Laboratório de Organizações Internacionais/EIRENÈ do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC.

O MUE-BRASIL é uma simulação das negociações levadas a cabo pelas Instituições da União Europeia. A simulação é uma estratégia de ensino-aprendizagem que oferece aos acadêmicos a oportunidade de desempenharem papéis de embaixadores e de representantes do mais alto nível de interlocução dos Estados-membros de uma Organização Internacional. Os alunos são estimulados a utilizarem as estratégias de negociação para conciliarem posições, encontrarem soluções para questões internacionais relevantes, defenderem interesses nacionais e, enfim, para exercerem os atributos da cidadania global.

Cerca de cem alunos do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC, divididos em comitês, participaram do MUE 2012 que simulou as negociações do Conselho da União Europeia.

O MUE-BRASIL é a primeira e única simulação das instituições da União Europeia no Brasil e é realizado com o apoio da Fundación Comunidad Esperanza y Justicia Internacional (FUNCEJI) da República Dominicana. (http://funceji.org/)