Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa da ACNUR  ( Agência das Nações Unidas para Refugiados) e do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e objetiva promover atividades de pesquisa e extensão sobre o Direito Internacional dos Refugiados.

Segundo o ACNUR, ” ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local.”

A UFSC e o ACNUR celebraram um Convênio que engloba três linhas de ação: ensino, pesquisa e extensão. “Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos comunitários também é definido como uma grande prioridade.

A importância desta iniciativa foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região e que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.

A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.” Fonte ACNUR

Na UFSC, as atividades de extensão são desenvolvidas junto ao Centro de referência no Atendimento a Imigrante de SC (CRAI) através do Projeto NAIR/Eirenè – Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados.

O Projeto de Extensão é realizado na sede do CRAI, na Rua Tenente Silveira, 225, Ed. Hércules, sala 01- Centro, Florianópolis

Horário de atendimento: Segunda à sexta de 09 às 12h e de 14 às 17h

As Professoras  Danielle Annonni e Karine de Souza Silva são titulares da CSVM na UFSC.