Cátedra Sérgio Vieira de Mello ACNUR ONU

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa da ACNUR  ( Agência das Nações Unidas para Refugiados) e do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e objetiva promover atividades de pesquisa e extensão sobre o Direito Internacional dos Refugiados.

Segundo o ACNUR, ” ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo valioso apoio ao processo de integração local.”

A UFSC e o ACNUR celebraram um Convênio que engloba três linhas de ação: ensino, pesquisa e extensão. “Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos comunitários também é definido como uma grande prioridade.

A importância desta iniciativa foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região e que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.

A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.” Fonte ACNUR

Na UFSC, a Cátedra reúne três Núcleos: Eirenè (coordenador), Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português (NUPLE) que desenvolve o Projeto de Extensão “O Português como Língua de Acolhimento” (PLAM), e o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC).

No âmbito do Eirenè, as atividades de extensão são desenvolvidas junto ao Centro de referência no Atendimento a Imigrante de SC (CRAI), na Rua Tenente Silveira, 225, Ed. Hércules, sala 01- Centro, Florianópolis.

Horário de atendimento: Segunda à sexta de 09 às 12h e de 14 às 17h

A Professora Karine de Souza Silva é a  titular da CSVM na UFSC.