EIRENÈ : “Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional"
  • Palestra – Refugiados Urbanos e Empreendedorismo: a atuação das redes de refugiados em Kampala, Uganda”

    Publicado em 15/12/2017 às 14:10

    No dia 20/09, o Eirenè UFSC promoveu palestra intitulada “Refugiados Urbanos e Empreendedorismo: a atuação das redes de refugiados em Kampala, Uganda” que foi ministrada por Gabriela Martini,  que é Bacharela em Relações Internacionais (UFSC)


  • Eirené presente no III Seminário Internacional Constitucionalismo no século XXI: Direitos Humanos para um diálogo entre América Latina e África

    Publicado em 15/12/2017 às 14:07

    A Prof Karine de Souza Silva ministrou palestra no Painel: “África: aproximações ao Ubuntu”, juntamente com os professores Bas’Ilele Malomalo (UNILAB), Artur Cesar Isaia (UNILASALLE), Jean-Bosco Kakosi Kashindi (UNILA)

    A palestra fez parte do  “III Seminário Internacional Constitucionalismo no século XXI: Direitos Humanos para um diálogo entre América Latina e África”, que teve lugar na Unilasalle Canoas/RS, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017.


  • Palestra “Educação superior para mulheres periféricas no Sul Global: Inclusões, Rupturas e Dilemas” ministrada pela Profa. Ma. Camila Tribess.

    Publicado em 15/12/2017 às 14:04

    Na quarta-feira, 18/10, o Eirenè UFSC promoveu a a palestra “Educação superior para mulheres periféricas no Sul Global: Inclusões, Rupturas e Dilemas”, que foi ministrada pela Profa. Ma. Camila Tribess.


  • Palestra promovida pelo Eirenè – “O sol não nasce para todos: a vida de refugiados sírios e palestinos nos campos no Líbano, Jordânia e Cisjordânia”, ministrada por Bruna Kadletz.

    Publicado em 15/12/2017 às 13:59

    No dia 22/11/2017, o Eirenè promoveu a  palestra tem como título “O sol não nasce para todos: a vida de refugiados sírios e palestinos nos campos no Líbano, Jordânia e Cisjordânia” , que foi ministrada por Bruna Kadletz.

    Bruna Kadletz é mestre em Sociologia e Mudança Global na área de deslocamento forçado e alterações climáticas pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Idealizadora e presidente da associação Círculos de Hospitalidade, que desenvolve iniciativas de integração social e cultural para populações refugiadas. Já visitou e trabalhou com comunidades refugiadas em diversos países, incluindo: África do Sul, Turquia, Líbano, Jordânia, Palestina, Grécia, França, Alemanha, Hungria, Sérvia e Brasil. Colaboradora regular da plataforma on-line Refugees Deeply com a série Displaced and Disposable. É autora/participante do documentário “Wayfarers: on the road to our shared humanity” do diretor irlandês, Alan Gilsenan em parceria com o canal irlandês RTE.


  • Campanha de Natal promovida pelo Eirenè e pela Pastoral do Migrante

    Publicado em 15/12/2017 às 0:16


  • Prof. Karine De Souza Silva e o Prof Paulo Roberto Ferreira ministram palestras na Espanha

    Publicado em 15/12/2017 às 0:14

    Eirenè na Espanha: A prof. Karine De Souza Silva e o Prof Paulo Roberto Ferreira ministraram palestras nas ‘Jornadas Iberoamericanas: Relaciones Internacionales y Derechos Humanos’ que ocorreram em novembro na Universidad de Loyola, na Espanha.

    El postcolonialismo: otras miradas a las relaciones internacionales


  • Professora Karine de Souza Silva, Coordenadora do Eirenè/NAIR, é condecorada com a Medalha Zumbi de Palmares

    Publicado em 20/11/2017 às 10:30

    A Prof. Karine de Souza Silva será homenageada pela Câmara Municipal de Florianópolis com a Medalha Zumbi de Palmares. A homenagem se deve à importância do Projeto de Extensão “EIRENÈ/NAIR – Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados” para o acolhimento e integração de migrantes e refugiados na grande Florianópolis, e à relevância das pesquisas sobre temas africanos e da diáspora nos campos de Relações Internacionais e Direito.

    O EIRENÈ/NAIR, que está vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais, já realizou mais de 15 mil atendimentos a imigrantes e refugiados de 51 países, em parceria com a Pastoral do Migrante de Florianópolis.

    A Medalha Zumbi de Palmares faz parte do rol de atividades da Semana da Consciência Negra e é destinada a homenagear personalidades que desempenham ações efetivas no “combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, na defesa dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira e na promoção da vida”.

    A Sessão Solene de Outorga das Medalhas Zumbi de Palmares será realizada no dia 21 de novembro de 2017, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis.


  • II Encontro Regional Sul

    Publicado em 20/03/2017 às 20:09

    Nos dias 17 e 18 de março ocorreu o II Encontro Regional Sul sobre Migrações e Refúgio, em Porto Alegre (RS). A graduanda em direito, Jéssica Kindlein Angioletti, apresentou no dia 18 as atividades do grupo de extensão do Eirenè intitulado Núcleo de Apoio aos Imigrantes e Refugiados (NAIR). As ações do NAIR são realizadas semanalmente junto à Pastoral do Migrante de Florianópolis, e visam a integração dos imigrantes e refugiados.
    O Eirenè agradece ao Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE) pelo convite, a direção do CSE e a UFSC pelo transporte concedido e também a presença dos 21 graduandos dos cursos de Relações Internacionais e Direito da UFSC que prestigiaram o evento!

     

    2ers1 2ers2 2ers3


  • Banca de Doutorado

    Publicado em 11/03/2017 às 12:09

    No dia 10 de março de 2017 ocorreu a Banca de Doutorado do pesquisador do Eirenè Rafael De Miranda Santos, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. A tese foi intitulada “As modificações interpretativas na regulação do uso da força: uma análise dos principais argumentos justificadores da intervenção humanitária entre 1990 e 2011. O trabalho foi orientado pelo Professor Doutor Ricardo Stersi e a banca examinadora foi composta pelxs Professores Doutores Ricardo Stersi, Odete Maria de Oliveira, Graciela De Conti Pagliari, Leticia Albuquerque e Lucas Rezende.

    Parabéns ao novo Doutor!!

     

    20170310_121907


  • Banca de Doutorado

    Publicado em 08/03/2017 às 12:04

    Hoje ocorreu a Banca de Doutorado da pesquisadora do Eirenè Brenda Luciana Maffei , no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. A tese foi intitulada “O Mercosul e a complexidade: Um estudo de caso dos pneus remoldados a partir do paradigma sistêmico-holístico.” O trabalho foi orientado pela Professora Doutora Karine De Souza Silva . Integraram a referida banca os Professores Doutores Karine de Souza Silva, Rogério Portanova, Clarissa Dri, Augusto Jaeger Junior, Rogério Santos da Costa e Paulo Roney Ávila Fagúndez.

    Parabéns à nova doutora!!

     

    17212062_1397020563695310_899984137293637544_o