BOAS-VINDAS À III SEMANA INTERNACIONAL DA PAZ

14/09/2015 14:26

INICIA-SE AMANHÃ A III SEMANA INTERNACIONAL DA PAZ

A partir de amanhã, 15 de setembro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará a 3ª edição da Semana Internacional da Paz.

O evento deste ano é direcionado para as temáticas das migrações e do refúgio. No primeiro dia, às 09h15 haverá o lançamento do livro “A política migratória brasileira (1998-2014)” de autoria do Prof. Dr. César Augusto Silva da Silva (UFGD). Sequencialmente, palestra que discutirá o contexto da América Latina e o Plano de Ação no Brasil, com o Dr. Andrés Ramirez (Representante do ACNUR no Brasil), logo depois, a Profa. Dra. Danielle Annoni (UFSC) ministrará conferência sobre os desafios para a efetivação do princípio do non refoulement.

No dia 16/09, quarta-feira, será o momento de debater as migrações decorrentes de fenômenos ambientais com o Prof. Dr. Aziz Tuffi Saliba (UFMG/ILA-Ramo Brasil), em seguida, os casos de regresso levados às Cortes Europeias e o  fluxo migratório atual na Europa, com a Profa. Dra. Carla Piffer (UNIFEBE).

O fechamento da III Semana Internacional da Paz será com os olhos voltados para o estado de Santa Catarina. A experiência e o trabalho desenvolvido pelo Sr. Delegado da Polícia Federal Ildo Rosa e pela Profa. Ms. Tamajara Janaina da Silva (UNAM/GAIRF) ilustrarão a situação local.

No período da tarde, entre 14h00 e 16h00, vamos ter as apresentações dos artigos científicos. Autores de vários estados do Brasil e de Portugal estarão no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) para expor suas pesquisas em torno do tema central do evento. Confira a lista dos trabalhos selecionados e seus respectivos GTs clicando aqui.

No horário noturno a programação será igualmente  especial: no dia 15/09, exibição e debate do documentário premiado pela ONU, “Refugiados na América Latina: A saída é a fuga” (TV Brasil Internacional); no dia 16, a produção “Acesso à zona de perigo” da ONG Médicos Sem Fronteiras retratará os esforços em prol da população civil atingida por conflitos armados. No último dia, vamos conversar com os produtores “Pode um ser humano ser menos humano do que o outro?” – vídeo do time catarinense  Avaí F. C. no qual visa promover a inclusão social do povo haitiano em Florianópolis.

Disponibilizaremos certificação de 30h/a para aos inscritos que participarem de no mínimo 06 atividades. O credenciamento deverá ser realizado nos dias 15 e 16/09 entre 08h30 e 10h00, no CCJ. 

A Semana é organizada pelo Eirenè: “Núcleo de Pesquisas e Extensão sobre as Organizações Internacionais e a promoção da Paz, dos Direitos Humanos e da Integração Regional” e tem como instituições apoiadoras a Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET) e a International Law Association (ILA-Ramo Brasil), além da CAPES e do CNPq.

Com grande satisfação o Eirenè/UFSC e a cidade de Florianópolis receberão você nos próximos dias durante a III Semana Internacional da Paz.

Sejam todos muito bem-vindos!

Slide III Semana Internacional da Paz