Visita técnica às sedes do MERCOSUL, da ALADI e do CEFIR – Uruguai

04/08/2014 10:28

O Eirenè e a Cátedra Jean Monnet de Integração Regional promoveram a realização de  visita técnica às sedes do MERCOSUL, da ALADI e do CEFIR na cidade de Montevidéu, no Uruguai, no período compreendido entre 26 e 31 de maio de 2014.

Os alunos da Disciplina “Organizações Internacionais II – Integração Regional” do Curso de Graduação em Relações Internacionais/UFSC participaram da viagem de estudos que incluiu a seguinte programação: visita à sede da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), onde os alunos assistiram uma exposição sobre o funcionamento da Organização Internacional; palestras na sede do Mercosul, com funcionários da Secretaria, do Parlamento do Mercosul e do gabinete do Alto Representante; visita ao Centro de Formação para a Integração Regional (CEFIR), uma instituição da sociedade civil dedicada à pesquisa, à ação política e à formação em matéria de integração regional na América do Sul e, em especial, no Mercosul; e, por fim, o último evento ocorreu na Delegação Permanente do Brasil junto ao Mercosul e à ALADI, onde o grupo foi recebido pelos diplomatas brasileiros que discorreram sobre as nuances do trabalho de representação do país diante das duas Organizações citadas e sanaram dúvidas dos alunos sobre a carreira diplomática.

Assim, o programa da viagem proporcionou aos acadêmicos uma experiência concreta sobre as várias formas de atuação em uma Organização de Integração, uma vez que incluiu palestras dos funcionários das próprias Organizações, dos representantes de uma delegação estatal, no caso, do Brasil e, por fim, da academia e da sociedade civil.

A viagem cumpriu o papel de enriquecer e maximizar o aprendizado da disciplina de Organizações Internacionais II, ao passo que o conhecimento da prática significou um complemento e um reforço aos componentes teóricos desenvolvido em sala de aula. A visita não só foi relevante para o aprofundamento da matéria de Organizações Internacionais II, mas também para a própria formação acadêmica e pessoal dos alunos pois, vivenciar a matéria é tão importante quanto estudá-la.

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