Atividades do semestre 2014/1

04/04/2014 13:03

O EIRENÈ – Núcleo de Pesquisas sobre Integração Regional, Paz e Segurança Internacional tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica para participar das atividades do semestre letivo 2014-1.

Os trabalhos deste semestre versarão sobre a “Cultura de Paz”. A metodologia dos encontros favorecerá a abertura do espaço acadêmico para manifestações artísticas, leitura de obras literárias e promoção de debates que reforcem a transversalidade da cultura e sua importância pedagógica como meio facilitador da interlocução entre os povos e da construção da paz mundial.

As manifestações artístico-culturais serão analisadas através do seu potencial estimulador de solução pacífica de conflitos internacionais e de reforço à ética da alteridade, baseada no respeito ao ser humano e nos pressupostos da não-violência.

Neste semestre, os trabalhos privilegiarão os elementos centrais das culturas afro-brasileiras e latino-americana.

O primeiro encontro acontecerá no dia 10 de Abril (Quinta-feira) às 18h30min no mini-auditório de Economia e Relações Internacionais e terá como leitura básica o conto de Julio Cortázar, Casa Tomada.

http://escuelahistoria.fcs.ucr.ac.cr/contenidos/biblioteca/esociales/CortazarJulio-CasaTomada.pdf (em espanhol)
http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2009/09/conto-casa-tomada-de-julio-cortazar-em.html (em português)

Não será necessária a realização de inscrição para o primeiro encontro. Na ocasião, serão apresentados o cronograma, a metodologia e a carga horária que dará direito ao recebimento de certificado (30 horas).